10/03/2017 17:03

Reunião entre DCIS e SEI encaminha acordo de cooperação para acompanhamento e monitoramento permanente de preços dos ítens da cesta básica em Feira de Santana

Aconteceu nesta terça feira, dia 07 de março, uma reunião no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas onde estiveram presentes os professores Paulo Nazareno A. Almeida (Coordenador do Colegiado de Economia), Prof.ª Ana Lucia C. Santos (representante da Área de Conhecimento do Curso de Economia), Dagoberto da Silva Freitas (Coordenador de Pesquisa da PPPG-UEFS), Prof.ª Márcia Pedreira(docente do Curso de Economia), Prof.ª Ana Barreiros(Representante do Conselho Interno de Bolsas de Extensão do DCIS) Prof. Cleiton Silva (Representante da Coordenação de Pesquisa do DCIS), Prof. Cremildo A. Souza (Diretor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas) juntamente com Armando Affonso C. Neto (Diretoria de Pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais – SEI) e demais representantes, Jonatas Silva do Espírito Santo (Coordenadoria de Pesquisas Sócio Populacionais da SEI) e Denilson Lima (Coordenadoria do Índice de Preços ao Consumidor-IPC).

Nesta reunião, se discutiu os encaminhamentos para a efetivação de um acordo de cooperação entre a UEFS e a SEI com vistas à execução de acompanhamento e monitoramento permanente de preços dos itens da cesta básica em Feira de Santana. Tal iniciativa tem como desiderato identificar as características e o peso relativo da cesta básica na cidade em relação aos salários recebidos pela população. Espera-se, tanto a SEI como o DCIS e a UEFS que estas atividades possam trazer novos esclarecimentos sobre o comportamento salarial em relação a cesta básica local e ao mesmo tempo produzir novos estudos e pesquisas sobre a temática.

Na oportunidade, o diretor do departamento, reafirmou a intenção de implementação de parcerias que referenciem socialmente a Universidade Estadual de Feira de Santana, refletindo o conhecimento acadêmico nela produzido à efetivação prática de melhorias no contexto social onde se insere. No mesmo sentido, o diretor da SEI manifestou a satisfação no estabelecimento desta parceria em função da performance da UEFS.