14/08/2017 21:08

VII ENCONTRO DE PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO (EPED)

Será realizado na UEFS, entre 23 e 25 de agosto de 2017, o VII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito, evento científico nacional da Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED).

Criada em 2011, a Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED) é uma organização sem fins lucrativos, rede de conhecimento horizontal e acêntrica com o objetivo de promover a “mobilização, articulação, disseminação do conhecimento produzido em investigações jurídicas de base empírica”. Atualmente, a REED articula mais de uma centena de professores e pesquisadores de diferentes instituições e centros de pesquisa do país.

A pesquisa empírica na área do Direito no Brasil ainda dá seus primeiros passos. As exigências da interdisciplinariedade e o evidente despreparo dos acadêmicos na área do Direito, em geral, para responder às demandas de sociedades cada vez mais complexas e plurais encontram, no entanto, nas técnicas empíricas de investigação, muitas vezes, um caminho mais adequado à produção do conhecimento e, sobretudo, à busca de respostas que a vida social está a exigir do Direito e das Ciências Sociais como um todo. A criação de espaços de discussão e de troca de experiências como aquele proposto aqui, assume, então, uma grande importância neste momento.

A REED apoia igualmente a realização de Encontros Regionais de Pesquisa Empírica em Direito - os ERPEDs. O III Encontro Nordestino de Pesquisa Empírica em Direito: para o Direito não temer a vida, realizado em 12 e 13 de agosto de 2016, ocorreu igualmente na Universidade Estadual de Feira de Santana, com o apoio da REED, e organização do Grupo de Pesquisa em Criminologia – GPCRIM – UEFS/UNEB e da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular Solidária da UEFS – IEPS-UEFS, com ótimos resultados. Entre os frutos do III ERPED está a escolha da UEFS, durante o 6º EPED (realizado em Canoas, Rio G rande do Sul, em 2016), para sediar o VII EPED.

Esta é a primeira vez que o EPED acontece no Nordeste brasileiro, e fora do eixo sul-sudeste, colocando a UEFS em um lugar privilegiado na vanguarda da pesquisa empírica em Direito no Brasil, e proporcionando um rico momento de articulação de saberes e experiências e fortalecimento de redes de pesquisa. A comissão organizadora local é composta de professores do curso de Direito da UEFS, sobretudo vinculados ao GPCRIM-UEFS/UNEB e à IEPS-UEFS.

O VII EPED é precedido, ainda, entre os dias 21 e 23 de agosto, do III Curso de Pesquisa Empírica em Direito (20 hs).

O Evento recebeu quase 400 trabalhos de todo país que serão apresentados em grupos de trabalhos de variados temas. A programação pode ser consultada no site da REED http://reedpesquisa.org/ ,onde também é possível fazer a inscrição para a participação no evento.

cartaz